Partido Social Democrata de Matosinhos

Blog Oficial da Concelhia Partido Social Democrata de Matosinhos

terça-feira, 12 de outubro de 2010

"Como ofender as crianças pobres no reino do Magalhães!" por André de Castro Silvestre

"Como ofender as crianças pobres no reino do Magalhães!"


Façam um exercício de memória e regressem aos tempos em que militavam nas secretárias do ensino público no antigo ciclo ou no liceu. Lembrem-se das relações entre colegas e da forma impiedosa como adolescentes ou pré-adolescentes procuravam e encontravam as fraquezas de uns e outros e as exploravam num gozo constante que fazia de uns reis e de outros palhaços de serviço.
Está feito o exercício de memória…? Então atentem ao que os senhores do governo de Lisboa numa manifestação de extraordinária incompetência… quiçá porque as férias no Algarve não podiam esperar ou porque os ordenados estão sempre garantidos no final do mês… orquestraram para as crianças desfavorecidas no início deste ano lectivo.
Basicamente, esta pandilha de incapazes que nos governa, não publicou atempadamente o despacho que definia os escalões abrangidos pela acção social e respectiva comparticipação em vales para a compra dos manuais escolares e refeições das crianças mais carenciadas. Este despacho deveria, como habitualmente, ser publicado em Agosto para permitir que a lenta máquina do estado definisse quais os alunos que iriam ter acesso aos vales para compra dos manuais escolares… mas não… nada foi publicado.
Apenas a 13 de Setembro de 2010 – um dia antes do arranque oficial do ano lectivo – chegou um e-mail… pasmem-se… um e-mail do ministério da educação para as escolas a informar que os escalões iriam ficar mais ou menos na mesma…! E definia as orientações necessárias para o início do trabalho de acção social das escolas nomeadamente, a distribuições dos vales para manuais - “Tarde piou esta gente”.
Voltem por favor a lembrar-se do vosso colega de carteira naqueles tempos… e agora imaginem que as aulas já decorrem à várias semanas e o menino ou menina em causa, ao qual certamente já bastariam as dificuldades económicas da família e todos os problemas que daí resultam, não tem um único manual escolar para seguir as aulas… apenas uma mochila vazia com meia dúzia de canetas e um ou outro bloco de apontamentos.
Esta humilhação pública de milhares e milhares de crianças por esse país fora merecia umas quantas cabeças a rolar no ministério mas nada… nem uma demissão ou um exoneração porque quem decide não precisa dos vales para os seus filhos… quanto às crianças que passaram quase um mês sem manuais… essas não importam, são filhos de um deus menor.
Bem-vindos ao reino do Magalhães.

André de Castro Silvestre

Sem comentários:

Enviar um comentário