Partido Social Democrata de Matosinhos

Blog Oficial da Concelhia Partido Social Democrata de Matosinhos

terça-feira, 28 de setembro de 2010

"Cortes na Manga e Projectos Adiados…. " por Lurdes Sousa


Cortes na Manga e Projectos Adiados….


Aproxima-se a data da apresentação do Orçamento de Estado e os Portugueses já tremem com as medidas que este Governo vai anunciando: subidas do IVA, cobranças nas Scut’s, congelamento de salários, etc,  quando ainda há um ano atrás lhes acenava com o “cheque bebé” e outras benesses,  mais próprias de países escandinavos do que de um país em dificuldades.

Também em Matosinhos, aguardamos pela apresentação do Plano de Actividades e Orçamento do executivo socialista para ver as surpresas que nos esperam.

O PSD já fez chegar o seu contributo sob a forma de proposta de criação do orçamento participativo mas, não nos iludamos, tal como no Governo de Portugal, também na Câmara de Matosinhos é ao Executivo e à actual maioria que compete definir o Plano de actividades e o orçamento; é do PS, essa responsabilidade.

Assim, é com expectativa, que esperamos para ver quais os “cortes” que o executivo irá propor: será que vão ser as políticas sociais a sofrer? o apoio aos idosos e ao ensino escolar?  Ou terão a coragem de acabar com os gastos supérfluos e emagrecer a super estrutura da Câmara, que este ano chegou ao ponto de admitir empregados recorrendo a empresas de trabalho temporário ‘driblando’ as contenções impostas centralmente ?


Outra curiosidade: será que vamos assistir ao repetir da procissão dos projectos adiados dos últimos anos: a recuperação do Edifício da Real Vinícola , em Matosinhos Sul, o novo edifício da Casa da Arquitectura, o Museu da Industria Conserveira, O Pólo de Serralves 21 (este comparticipado por fundos comunitários).
Todos estes projectos já foram anunciados dezenas de vezes (à custa do erário municipal) mas os mandatos sucedem-se e os projectos continuam no papel.
Julgo que é tempo de falar verdade às pessoas e, até, repensar projectos que actualmente podem não fazer sentido (como por exemplo, o Auditório do Centro Cívico de Matosinhos, outro projecto adiado).
Numa fase em que todo o investimento público, quando não é de cariz social, deveria ser produtivo, não será melhor o Presidente da Câmara aproveitar este tempo de vacas magras e explicar bem aos Matosinhenses os projectos que são para executar e os que vão ficar “nas gavetas”?

Lurdes Sousa
Vice-presidente da Concelhia  PSD Matosinhos

Sem comentários:

Enviar um comentário