Partido Social Democrata de Matosinhos

Blog Oficial da Concelhia Partido Social Democrata de Matosinhos

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Pescadores contestam instalação de viveiro em Angeiras



Pescadores contestam instalação de viveiro em Angeiras

"Os deputados do PSD Pedro Duarte, Margarida de Almeida e Francisco Costa, acompa-nhados por Pedro da Vinha Costa, visitaram Lavra e constataram problemas existentes na Freguesia presidida por Rodolfo Mesquita. A visita decorreu na segunda-feira, tendo iniciado junto à praia de Angeiras, onde pescadores se queixaram do incumprimento das promessas de construção do portinho bem como do receio que a instalação de viveiros de marisco perto da praia venha a prejudicar a faina, uma vez que pode reduzir significativamente a capacidade da pesca, afectando a sobrevivência do sector.
Pedro da Vinha Costa, presidente da Comissão Política Concelhia do PSD, lembrou que durante a vigência do anterior go-verno a antiga secretária de Estado das Obras Públicas, Ana Paula Vitorino, tinha anunciado que a obra do Portinho ia iniciar ainda durante esse mandato o que não veio a acontecer. Quanto à intenção da instalação do viveiro de mariscos, informou que a própria Junta de Freguesia se opõe, temendo que ponha em causa o futuro da comunidade piscatória.
Rodolfo Mesquita manifestou que com a contestação à instalação do viveiro, por uma empresa da especialidade, pretende “dar voz a quem tem sido discriminado”, os pescadores de Angeiras, garantindo que o viveiro de mexilhões e ostras, de entre as sete espécies a ser cria-das no local, representam uma ameaça para os pescadores: “Ao ser solicitada pela Administração da Região Hidrográfica do Norte a nossa opinião, a Junta de Freguesia não deu parecer favorável porque falei com os pescadores e não podia ter outra opinião”.
Porém a resposta da Junta de Freguesia não impediu que o processo avance, uma vez que a ARHN voltou a insistir no processo de licenciamento. Rodolfo Mes-quita garante que os pescadores vão reivindicar os seus direitos opondo-se a essa instalação, pois sentem que estão a ser discriminados. O presidente da Junta dá-lhes apoio e anunciou que “estamos dispostos a fazer mais alguma coisa para que expliquem bem o que representa o viveiro ou os pescadores terão de tomar medidas para evitar que a sua vida continue a ser ameaçada”.
Os deputados visitaram a seguir o degradado pavilhão de hóquei em patins do Centro de Recreio Popular da Freguesia de Lavra, única colectividade do Concelho a ter uma equipa sénior na Segunda Divisão Nacional da modalidade, tendo também equipas juvenis a treinar semanalmente no local. A estrutura não dispõe de condições, devido à falta de impermeabilização do telhado, à humidade do piso e ao facto do pavilhão estar situado junto à praia do Marreco. A direcção está à espera que a Câmara cumpra as promessas de construção de um novo pavilhão ou de reabilitação do actual.
Rodolfo Mesquita referiu que a colectividade é das mais representativas do Concelho, necessitando de auxílio para que possa fazer as obras desejadas. Garante que o clube está há anos à espera do apoio da Câmara. Interrogado pelos jornalistas se Lavra está a ser discri-minada por ele ser o único presidente da Junta de Freguesia não socialista, o autarca confirmou que sente que “é um pouco discriminada” uma vez que o problema do clube “é dos mais simples para solucionar”.
Pedro Duarte, vice-presidente da Grupo Parlamentar do PSD, afirmou que as questões levantadas em Lavra, relativamente ao Portinho de Angeiras, ao viveiro e ao pavilhão desportivo, serão levadas à Assem-bleia da República."

José Maria Cameira
Jornal de Matosinhos - 22 de Julho de 2010

Sem comentários:

Enviar um comentário